Voltar para o início
Postado em 18/nov/2020

CLT ou PJ: Qual é o melhor?

Muitos profissionais do mercado de trabalho se perguntam ou já se perguntaram se é mais vantajoso trabalhar com CLT ou como PJ. Neste artigo iremos falar sobre as vantagens e desvantagens do CLT e PJ e te ajudar a escolher a melhor forma de trabalho para você.

Primeiramente, é importante entender que tanto o CLT quanto o PJ possuem vantagens e desvantagens mas o que vai te ajudar a decidir qual é o melhor para você é como você deseja que seja a sua forma de serviço.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SER CLT

CLT significa Consolidação das Leis do Trabalho. Ser CLT costuma ser mais usual entre os brasileiros. A vantagem é que quando você trabalha registrado, você passa a ter todos os benefícios previstos pelo CLT, como FGTS, PIS, Seguro Desemprego, Férias etc. Além disso, o que mais influência o trabalhador na hora de escolher o CLT é a segurança de um salário fixo.

Apesar de muitos considerarem uma desvantagem ter que cumprir horário e respeitar uma hierarquia como funcionário, muitas pessoas veem isso como uma vantagem. Muitos empresários gostariam de voltar no tempo em que eram CLTs porque assim eles não precisariam se preocupar com impostos, prospecção, inadimplência etc.

Entretanto, quem pensa que trabalhar com carteira assinada te dará 100% de estabilidade e segurança, está bem enganado. Nenhuma vaga é garantida para sempre, então você precisa ser um bom funcionário e cuidar das suas finanças pois isso é a sua melhor garantia.

Além disso, por mais que você procure empresas que te dão oportunidade de crescimento, como funcionário o seu crescimento sempre será limitado.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SER PJ

Para trabalhar como Pessoa Jurídica é preciso abrir um CNPJ e registrar-se nos órgãos competentes para formalizar o seu negócio. Normalmente o objetivo de se tornar PJ é começar a administrar um negócio, prestar serviços, comercializar ou vender produtos.

Ao trabalhar como PJ, a pessoa tem mais liberdade no trabalho, não precisa cumprir horário e tem mais autonomia de trabalhar onde e como quiser. Além disso o PJ pode escolher prestar ou não um serviço para alguém ou até mesmo prestar serviços a várias empresas ao mesmo tempo.

Entretanto, na Pessoa Jurídica você não tem direito aos benefícios do CLT e nem salário fixo. Sendo assim você deve se atentar para organizar as suas finanças e não sofrer com a desestabilidade financeira. Além da preocupação em relação aos impostos e tributos que devem ser pagos todo mês.

É importante evitar empresas que querem te contratar como Pessoa Jurídica, mas exigindo os deveres da CLT, como cumprir horário, e responder a hierarquia da empresa.

Normalmente essas empresas querem pagar barato por um funcionário que cumpra os deveres do CLT, mas não cumprem com os benefícios obrigatórios propostos pelo regime.

QUAL. É O MELHOR?

A resposta para essa pergunta é: depende. É importante que você conheça as vantagens e desvantagens de cada um e análise qual deles se encaixa melhor na maneira como você deseja trabalhar.

De qualquer maneira, a Contabilizaí incentiva você a sempre viver os seus sonhos e realizar os seus objetivos. Eu espero ter te ajudado a entender mais sobre o assunto.

Se você quer saber mais sobre como abrir sua tão sonhada empresa ou como funciona o nosso escritório de contabilidade online, entre em contato conosco: Clique aqui!

 

Tags: