Voltar para o início
Postado em 27/out/2020

Agentes Autônomos de Investimentos podem ser Simples Nacional

    Se você é um Agente autônomo de investimentos e quer saber mais sobre a nova                possibilidade de ser simples nacional, este texto é para você.

Primeiramente, os agentes autônomos de investimentos costumam se associar em sociedades uniprofissionais e são remunerados pela comissão paga pelas corretoras. Então, logo que abrem suas sociedades, são considerados micro ou pequenos empresários. Entretanto, eles não conseguiam ser simples nacionais pois o governo considerava que as atividades feitas pelos agentes autônomos eram semelhantes aos do sistema financeiro.

Porém, a CVM, Comissão de Valores Mobiliários regulamentou a profissão e editou a Instrução Normativa nº 497/2011 e concluiu que não existe semelhança entre a função de um A.A.I e das entidades financeiras. Já que os Agentes atuam como intermediários entre as corretoras e os investidores, conseguindo clientes e auxiliando aplicações financeiras como ações e fundos de investimentos.

Outra característica que distingue suas atividades dos das corretoras é o fato das atividades dos A.A.I não serem fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil, somente pela CVM, enquanto as corretoras são sujeitas à regulamentação e fiscalização do Banco Central.

Então, a partir da Normativa nº 497/2011 aprovada pela CVM, os Agentes Autônomos de Investimentos podem ser Simples Nacional o que é um passo importante na vida desses profissionais, já que sendo Simples Nacional eles pagam menos impostos. A intenção do Simples Nacional é diminuir toda a burocracia existente para os empreendedores e também unificar vários impostos em apenas um documento.

    Como faço para ser Simples Nacional?

Você pode ser simples nacional de qualquer parte do Brasil. Por ser uma facilidade na hora de controlar o pagamento dos tributos e não correr o risco de esquecer algum, ele facilita muito o processo da contabilidade do empresário.

Apesar de ser uma vantagem e tanto, nem todas as empresas podem ser simples nacional, isso porque existem algumas exigências para que isso seja possível. Entre elas estão: 
 
  • Não possuir débitos com o INSS
  • Não faturar mais que R$ 4,8 milhões por ano
  • Estar dentro dos cadastros fiscais

     Como faço para abrir minha empresa?

À parte disso, na Contabilizaí você tem a opção de abrir sua empresa de forma gratuita, pagando só pelas taxas governamentais. Então, se você é um Agente Autônomo de Investimentos e quer começar a trabalhar como um micro ou pequeno empreendedor e ter a possibilidade de ser simples nacional, venha para a Contabilizaí.

Esperamos que este texto tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre a possibilidade de um A.A.I ser simples nacional. Para mais informações de como abrir sua empresa de forma gratuita acesse: http://contabilizai.com/

contato-contabilizai

 

Tags: